sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SASC LANÇA PROJETO DE PREVENÇÃO DE DROGAS

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) através da Diretoria de Programas Sobre Drogas, lançou na última quinta-feira (27) o projeto “Clube da Pipoca”, com o objetivo de diminuir a exposição de crianças e adolescentes ao risco de consumo de álcool e outras drogas utilizando como ferramenta o entretenimento. A primeira edição do projeto foi adolescentes atendidos na entidade Ação Social Santa Rita de Cássia.
O projeto “Clube da Pipoca” é direcionado a adolescentes de 15 a 17 anos, grande parte beneficiários do Programa Bolsa Família, jovens em situação de risco pessoal e social encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial e órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente.
O trabalho consiste na exibição de filmes, com a finalidade de discutir os temas dependência química, tráfico de drogas, transotornos mentais ocasionados em decorrência do consumo de drogas, falta de diálogo na família e as conseqüências, gravidez na adolescência, AIDS, preconceito, afetividade, entre outros.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O DIÁRIO DESTACA RELATÓRIO DA SASC SOBRE DROGAS

Usuários de drogas deixam tratamento no começo
  • Edmundo Pacheco
A A A
Pelo menos 63% dos usuários de drogas atendidos em setembro pela Diretoria de Programas sobre Drogas da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maringá fugiram dos locais de tratamento nos primeiros dias.
Do restante, 74% abandonaram o tratamento nos primeiros 3 meses. "E estas são pessoas que nos procuraram e pediram para fazer tratamento", explica o secretário Ulysses Maia, confessando não saber exatamente quantos usuários de drogas há na cidade.
"Como o tratamento não é obrigatório, a situação é muito complicada. O índice de pessoas que procuraram o atendimento é alto, mas há uma parcela muito maior de usuários que sequer aceitam o tratamento. Em muitos casos, a gente percebe que a mente já não funciona e a pessoa não consegue entender que a gente está oferecendo uma ajuda", diz Maia.
Para o secretário, uma das soluções seria a internação involuntária, como vem sendo feito no Rio de Janeiro. "O problema é que, além de ser uma situação polêmica, não é legal. Há uma discussão nacional em torno disso, mas eu vejo como a única forma de tratar essas pessoas que já não tem mais condições de discernir se o tratamento é bom ou não", defende Maia.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CONSELHO TUTELAR ZONA SUL REALIZA PALESTRA

O Conselho Tutelar Zona Sul, realizou nesta quarta feira (26), a palestra "Conhecendo a Rede", o evento aconteceu no Auditório da Biblioteca Central.

SASC NOS BAIRROS ATENDE NESTA QUARTA NO QUEBEC

    O projeto “Sasc nos Bairros” vai atender a comunidade do Jardim Quebec nesta quarta-feira (26), a partir das 8 horas, na Unidade Básica de Saúde – NIS Quebec (Rua Leticia de Paula Molinari, s/n). Equipes da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e parceiros vão prestar atendimentos e serviços, identificando em quais programas a pessoa pode se enquadrar.
Para participar dos programas é preciso levar documentos pessoais como CPF, RG, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento e casamento e comprovante de endereço (talão de água ou luz).
Serão oferecidos serviços como corte de cabelo, maquiagem, cadastramento no programa Bolsa Família, Passe Livre e Carteira do Idoso,, encaminhamento para retirada gratuita de documentos, atendimentoe para o ProJovem e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), atendimento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), orientações nutricionais e de saúde, BPC – pessoa com deficiência e idoso, além de informações sobre os serviços oferecidos pelo CREAS, Diretoria de Programas Sobre Drogas e cursos profissionalizantes.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

NOVOS CURSOS OFERECIDOS PELA SASC FOI DESTAQUE EM O DIÁRIO

Arte a serviço do próximo
  • Tarcila França
A A A
A arte quando modifica o outro, na forma de pensar e agir, atinge seu objetivo mais sublime. Se utilizada como meio de trabalho social, a transformação é ainda mais expressiva. As artistas plásticas Joseane Bornelli e Angelita Schimitt que o digam.

Ricardo Lopes
Como terapia ocupacional, a cerâmica
permite ganhos individuais por meio do
convívio
Elas ministram curso de cerâmica para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os alunos são indicados pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da cidade.

A gratificação da arte a serviço do próximo rende ganhos pessoais na vida de cada uma delas. Há 18 anos trabalhando no ramo artístico, Joseane já expôs em circuitos nacionais e internacionais.
A realização profissional ganhou um novo sentido quando começou o trabalho de inclusão social, utilizando a cerâmica. Antes, a proposição da Associação Maria do Ingá, da qual as artistas fazem parte, era de proporcionar ganhos por meio do artesanato. Hoje, a ideia é resgatar a autoestima pela terapia ocupacional.

Notícias Relacionadas


"É uma oportunidade de revelar talentos", diz Joseane - a despeito de alguns do seus alunos que expuseram no Salão Nacional de Cerâmica, em Curitiba. Na turma, cerca de 20% dos alunos se destacam.

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Com a Revolução Industrial, o artesanato foi fortemente desvalorizado.
Como terapia ocupacional, a cerâmica permite ganhos por meio do convívio em grupo. "Diminui até o uso de medicação antidepressiva", relata a professora.

A Associação Maria do Ingá nasceu em 2004. O foco antes era o bordado em suas várias técnicas: crochê, tricô, ponto cruz, entre outros. A associação foi formalizada há mais de um ano.
Hoje, procura desenvolver parcerias como a que tem com o Sebrae, que fornece as embalagens para as peças comercializadas. Na cerâmica, trabalha-se com tintura, argila, forno.
Ícones que traduzem os pontos turísticos da cidade viram arte no barro: Catedral, Praça Sete de Setembro (Peladão), que traz um monumento ao desbravador, cuja escultura é do artista Joaquim Henrique de Aragão, Parque do Ingá, os bosques e a lenda da Maria do Ingá. Antes, as péssimas condições de trabalho do artesão. Hoje, a retomada. O artesanato voltou a ter prestígio e importância.
Serviço
Os interessados devem procurar um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) para se cadastrar, munidos de documentos pessoais, comprovante de residência, ou na Escola Laura Rebouças de Abreu – TEMM, na Avenida Gurucaia, 1.189, Vila Bosque. Visite o blog:

Sasc registra aumento nos atendimentos e encaminhamentos a usuários de drogas

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) divulgou nesta segunda-feira (24) os números de atendimentos e encaminhamentos registrados pela Diretoria de Programas Sobre Drogas no mês de setembo. No total foram atendidas 666 pessoas entre homens e mulheres, sendo que 12% desse número concentra a faixa etária dos 20 aos 24 anos e 16% dos 25 aos 29 anos.
Segundo o secretário da pasta, Ulisses Maia, o que mais chamou atenção foram os números dos encaminhamentos para internação e atendimento. Do total, 24% das internações partiram da própria família e 20% foram por iniciativa própria. “Isso mostra que os dependentes precisam mesmo de ajuda da família. Por isso temos que fazer um trabalho contínuo incentivando e ajudando essas famílias a procurar o atendimento e o internamento do dependente. Os números mostram que a ajuda inicial vem de dentro de casa”, alerta.
Os dados apontam que 45% dos atendidos são pais de família e 21% estão usando drogas há menos de 1 ano. O álcool é a droga mais consumida, com 47%, seguida do crack, com 41%. Os dados ainda apontam que 63% dos atendidos no mês de setembro não aceitaram os tratamentos disponíveis e empreederam fuga dos locais de tratamento e 74% abandonaram o tratamento nos 3 primeiros meses.
Outro dado importante segundo o levantamento é que os bairros de maior incidência do crack em Maringá são Jardim Alvorada, Vila Morangueira, Vila Operária, Parque das Grevíleas, Jardim Liberdade e Conjunto Requião.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

JORNALISTA LANÇA LIVRO EM MARINGÁ

CONVITE


De Paula lança e-book de crônicas
Miniatura
De Paula lança e-book de crônicas "Diário dos meus domingos" no Shopping Maringá Park dia 25
Vídeos >
http://vimeo.com/30862028 http://youtu.be/61mXvrlAo4g
O jornalista Antonio Roberto de Paula lança no próximo dia 25, no Shopping Maringá Park, o livro de crônicas Diário dos Meus Domingos, em formato e-book. Antes do lançamento está previsto um sarau com interpretações de vinte crônicas do livro por escritores da Academia de Letras de Maringá, jornalistas, familiares e amigos do autor. Diário dos Meus Domingos é uma reunião de 141 crônicas escritas por De Paula entre 2006 e 2009 e publicadas aos domingos no jornal O Diário do Norte do Paraná. Em cada um dos textos estão inseridos uma ilustração e um breve comentário sobre o tema correspondente. O lançamento online do livro ocorrerá por meio do portal do O Diário e do site do autor, www.antoniorobertodepaula.com. Encerrado o sarau, o e-book, em torno de 600 páginas, será disponibilizado na íntegra, com todos os textos, comentários e ilustrações em PDF. A produção do e-book é de Marcelo Carvalho, da CACO Cultural, responsável pela assessoria e produção de outras obras de De Paula.

Apoio Cultural: O Diário do Norte do Paraná, Shopping Maringá Park, CL Distribuidora, Pneumar, Bristol Hotel, Academia de Letras de Maringá, Raphael Guimarães, Casa e Escritório, Estação Mídia Digital e Z ' Pixels.

Projeto e realização: CACO Cultural.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SOCIEDADE RURAL PROMOVE NOVOS CURSOS

ULISSES MAIS REPRESENTA PREFEITO EM EVENTO DA FACIAP

     O II Road Show sobre “Tendências Mundiais para o Comércio Exterior”, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Industrais do Paraná (FACIAP), reuniu autoridades municipais na manhã desta quarta-feira (19). O encontro, uma ação destinada aos empresários da região, tem como objetivo apresentar as perspectivas de negociações internacionais. O secretário de Assistência Social e Cidadania de Maringá (Sasc), Ulisses Maia, participou do evento representando o prefeito Silvio Barros.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

OFICINA DE ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL ENCERRA A SEMANA DA ALIMENTAÇÃO

Nesta terça-feira (18) o Restaurante Popular ofereceu uma oficina de alimentação saudável, orientando a comunidade a preparar alimentos com mais qualidade, pensando na promoção da saúde e evitando o desperdício. Um grupo de mulheres aprendeu três receitas econômicas nutritivas e aproveitou para tirar as dúvidas de qual é a melhor maneira de preparar e conservar os alimentos. A oficina encerrou a programação da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

HOSPITAL PSIQUIÁTRICO COMPLETA 49 ANOS

 O Hospital Psiquiátrico de Maringá completa 49 anos nesta semana e promove atividades de segunda (17) a sexta-feira (21) com atenção à saúde integral dos pacientes e reinserção no contexto social e familiar. O secretário da Assitência Social e Cidadania de Maringá, Ulisses Maia, participou na manhã desta segunda feira (17), das comemorações durante a abertura da XVI Semana do Portador de Transtorno Mental e do Depedente Químico.
A semana tem como objetivo comemorar os 49 anos da entidade e promover a interação entre pacientes, familiares, cuidadores e a camunidade. O secretário destacou a importância do trabalho do hospital. “O Hospital Psicuqiátrico é uma instituição respeitada referência no Paraná. Os cuidadores trabalham e ajudam na recuperação dos pacientes, mostrando que é oferecido o tratamento adequado e que o hospital se constitui em um espaço terapêutico e ressocializador”, afirmou.
As atividades prosseguem até sexta-feira (21), com passeios, palestras, apresentações culturais, torneio, bingo, churrasco e gincanas.

10 FESTA DA LEITOA NA BRASA


    foto

    sexta-feira, 14 de outubro de 2011

    SASC ANUNCIOU AUMENTO NO REPASSE A ENTIDADES ASSITENCIAIS

       A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) anunciou nesta sexta-feira (14) o aumento de no mínimo 12% nos valores do repasse de recursos do município para as entidades assistenciais de Maringá que recebem subvenção anual para cobrir despesas de custeio e recursos humanos. O valor total vai ultrapassar R$ 3 milhões no próximo ano.

    DOMINGO MARINGÁ COMEMORA O ANIVERSÁRIO DO PARQUE DO INGÁ

    terça-feira, 11 de outubro de 2011

    CONDOMÍNIO DO IDOSO COMPLETA 1 ANO ÓFERECENDO QUALIDADE DE VIDA

         O Condomínio do Idoso, um dos projetos pioneiros e inovadores da atual administração municipal, completou 1 ano oferecendo melhor qualidade de vida para 52 moradores. Para comemorar o sucesso ao longo deste ano, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) programou uma grande festa nesta segunda-feira (10). Mais de 200 idosos, entre moradores e frequentadores dos grupos de convivência, participaram do evento, que começou com um desfile de moda e terminou com um lanche da tarde, muita música e bolo de aniversário.
         Para muitos moradores do Condomínio do Idoso a nova moradia é um sonho realizado. O local abriga pessoas da terceira idade de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social, assegurando segurança, conforto, dignidade, cidadania e acessibilidade, através do desenvolvimento de atividades que permitem integração e convivência social.

    sexta-feira, 7 de outubro de 2011

    CENSE FORMA ALUNOS EM PARCERIA COM A SASC


    CENTRO SOCIOEDUICACIONAL FORMA NOS PROFISSIONAIS PARA O MERCADO DE TRABALHO


    Na tarde desta quinta-feira (6), aconteceu a formatura dos alunos do Centro de Socioeducação (CENSE) de Maringá. Os novos profissionaris receberam os diplomas de Auxiliar de Serviços Automotivos e Eletricísta Predial em parceria com o SESI e Caminhos da Profissão. A instituição de Maringá tem capacidade para 70 internos. Segundo o secretário de Assistência Social de Maringá, Ulisses Maia, a unidade de Maringá, possui salas de aulas, alojamentos individuais, refeitório, espaço de convivência social, escola em período integral, qualificação profissional, capela ecumênica, quadra esportiva, além de atividades voltadas ao cultivo de hortas.
    "Toda essa estrutura tem o objetivo de recuperar adolescentes em conflito com a lei, o trabalho do Cense vem ajudando na qualificação profissional desses adolescentes e reintegrando-os a comunidade, isso faz diferença” . Finaliza Maia.

    FESTA DAS NAÇÕES COMEÇA HOJE

    A tradicional Festa dos Estados e das Nações, que está na 28ª edição este ano, terá início nesta sexta-feira (7) e vai até 16 de outubro, no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio (praça da Prefeitura). A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e representantes das entidades que coordenam as barracas estão finalizando os preparativos para a organização da festa e garantem novidades para este ano.

    quinta-feira, 6 de outubro de 2011

    SRM PROMOVE CURSO DE PANIFICAÇÃO GRATUÍTO

    A Sociedade Rural de Maringá, promove de 9 a 11 de novembro o Curso de Panificação Natalina. O curso é gratuíto, informações pelo fone 3261-1700

    quarta-feira, 5 de outubro de 2011

    IDOSOS NO SALTO BANDEIRANTES

    O Grupo da Terceira Idade do Conjunto Ney Braga, coordenados pelo CRAS, foram passar o dia no Salto Bandeirantes em Santa Fé. A iniciativa faz parte das comemorações do mês do idoso.

    SASC FORMA TURMA DE INFORMÁTICA DO CONJUNTO REQUIÃO

    A SASC em parceria com a Casa de Missão Siley Telles no Conjunto Requião, entregou na noite desta terça feira (4), os diplomas para os formandos no Curso de Informática do projeto Futuro Hoje.

    SASC LANÇA MÊS DA CRIANÇA REUNINDO MAIS DE 500 CRIANÇAS DO CONJUNTO REQUIÃO

     A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) lançou nesta terça-feira (4), o Mês da Criança no Conjunto Requião com a participação de mais de 500 convidados do bairro. As crianças participaram de brincadeiras, atividades culturais, recreativas e de lazer. O evento ainda será levado para outros bairros do município, atendendo mais de 2 mil crianças

    terça-feira, 4 de outubro de 2011

    ULISSES EXPLICA A INTERDIÇÃO DO ABRIGO APÓS DEPREDAÇÃO

    Maringá »

    O secretário de Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia, afirma que interditou o abrigo porque está depredado. “Temos opções para levar crianças e adolescentes. Vamos mudar de local para onde haja mais espaço. Não há nenhum problema administrativo. O que aconteceu foi que adolescente, sob efeito de droga, surtou. No novo abrigo, quando chegar adolescente sob efeito de álcool ou drogas, será primeiro encaminhado para tratamento”, explicou.
    Maia diz que o secretário de Assistência Social tem poder para interditar o abrigo até funcionar o novo. “O que precisa é ter opção para abrigar adolescentes e crianças. Isto nós temos. As medidas estão sendo levadas ao conhecimento do juiz da Infância, ao MP e Conselho Tutelar. Estamos agindo em conjunto”, acrescenta. mais www.angelorigon.com.br

    segunda-feira, 3 de outubro de 2011

    SASC ABRE O MÊS DAS CRIANÇAS


    Para celebrar o mês da criança, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), preparou uma série de atividades artísticas, culturais e recreativa para os pequenos. O lançamento da programação do Mês da Criança, acontece nesta terça feira (4), às 14h00, no Salão Paroquial do Conjunto Requião e contará com várias atividades. Durante o evento, acontece recreação com cama elastica, piscina de bolinha, tobogãs infláveis, cordas coloridas, bambolês, bola de futebol, recreação com pintura facial, giz de cera, massa para modelar além de cachorro quente, mini-pizza, algodão doce e guaraná. Durante o Lançamento haverá também a formatura do curso de informática do Projeto Futuro Hoje: Confira a programação:



    04/10 – Lançamento no Conjunto Requião – Salão Paroquial do Conjunto Requião - 500 crianças

    05/10 – Conjunto Rebouças – 250 crianças

    06/10 – Conjunto Santa Felicidade – Em frente ao CRAS Santa Felicidade – 250 crianças

    07/10 – Conjunto Tarumã – Em frente a Igreja São Bonifácio – 250 crianças

    10/10 – Jardim Alvorada – Em frente ao CRAS Alvorada – 250 crianças

    13/10 – Conjunto Thais - Escola Municipal Ulisses Guimarães – 250 crianças

    14/10 – Distrito de Iguatemi – Praça da Igreja – 250 crianças