quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O DIÁRIO DESTACA RELATÓRIO DA SASC SOBRE DROGAS

Usuários de drogas deixam tratamento no começo
  • Edmundo Pacheco
A A A
Pelo menos 63% dos usuários de drogas atendidos em setembro pela Diretoria de Programas sobre Drogas da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maringá fugiram dos locais de tratamento nos primeiros dias.
Do restante, 74% abandonaram o tratamento nos primeiros 3 meses. "E estas são pessoas que nos procuraram e pediram para fazer tratamento", explica o secretário Ulysses Maia, confessando não saber exatamente quantos usuários de drogas há na cidade.
"Como o tratamento não é obrigatório, a situação é muito complicada. O índice de pessoas que procuraram o atendimento é alto, mas há uma parcela muito maior de usuários que sequer aceitam o tratamento. Em muitos casos, a gente percebe que a mente já não funciona e a pessoa não consegue entender que a gente está oferecendo uma ajuda", diz Maia.
Para o secretário, uma das soluções seria a internação involuntária, como vem sendo feito no Rio de Janeiro. "O problema é que, além de ser uma situação polêmica, não é legal. Há uma discussão nacional em torno disso, mas eu vejo como a única forma de tratar essas pessoas que já não tem mais condições de discernir se o tratamento é bom ou não", defende Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário